terça-feira, 13 de março de 2012

Bisnagas da PEPE

Já muito foi escrito na net sobre a Fabrica de Plásticos PEPE, mas, para que conste neste blog, aqui vai mais uma vez;
"A história da PEPE inicia-se em 1928 quando José Augusto Júnior começou a fabricar brinquedos em folha metálica e madeira. Em 1930 cria uma nova fábrica cabendo-lhe o mérito de ter sido o primeiro a fabricar um brinquedo com corda de fita em Portugal.
Descendendo diretamente da antiga oficina de José Augusto Júnior, a Industrial de Quinquilharias de Ermesinde, afirmou-se desde a sua fundação em 1946 e até pouco depois do 25 de Abril de 1974, como a maior produtora industrial de brinquedos em Portugal. Na década de 50 cerca de 80 artífices fabricavam em serie mais de uma centena de brinquedos.
Em 1955, já sob a marca JATO, inicia-se o fabrico de brinquedos em plástico e folha metálica em novas instalações.
Nos anos 70, já sob a direção dos filhos de José Augusto Júnior, a marca passa a denominar-se PEPE (Penela e Penela) e em 1977 a PEPE passa a dedicar-se exclusivamente ao plástico.
Com a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia, a implementação de normas de segurança impediria que muitos destes brinquedos continuassem a ser comercializados, sendo hoje objetos de coleção."

Já tinha mostrado anteriormente um exemplo dos brinquedos PEPE com a carrinha VW, e agora apresento as bisnagas de carnaval da década de 70 e inicios de 80, presentes certamente na memória de muitos de nós
.



Sem comentários:

Enviar um comentário