sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vilar 125, a Saga!



Verdade seja dita, o restauro da minha Vilar 125cc está a ser um autêntico martírio! Já passou mais de um ano desde que a adquiri e esta ainda está na pintura e o motor continua igual, sem qualquer peça nova.

Isto dos restauros, recuperações, veículos clássicos, é muito bonito e interessante para os profissionais, para aqueles que sabem fazer alguma coisa, para aqueles que não dependem completamente de terceiros para ver o seu clássico surgir dos escombros. Para os restantes, aqueles que não sabem fazer nada e não percebem de nada, que têm que andar a mendigar ao chapeiro ao pintor e ao mecânico, só nos resta longos meses de espera, frustração, e desânimo quando surge o adiamento e a falta de material.

A História desta Vilar é mesmo isso, desde que a desmontei (que foi rápido) têm sido um constante rol de atrasos e imprevistos. Estiveram as peças num chapeiro 3 meses lá paradas à espera de vez...que nunca surgiu. Acabei por retirá-las de lá. Posteriormente arranjei outro chapeiro, desta vez acertei, competente e rápido, mas tive o azar de uma das peças original ficar irremediavelmente perdida e ter que ser feita de raiz. Para além dessa, outras já tinham que ser feitas de raiz por inexistência no mercado, os apoios do motor e o guarda corrente. Todas estas peças, feitas por mãos experientes, requerem dedicação, dedicação essa que se traduz em tempo... mais tempo...e dinheiro!

Depois das peças todas prontas, levei ao pintor. Outra saga, pejada de adiamentos.
Já perdi a conta aos meses que as peças lá estão. O que vale é que agora ele está a trabalhar nelas e sei que ele faz um bom serviço!

Entretanto, o motor, um Villiers 12D, avizinha-se complicado. Preciso de muitas peças, existe uma loja on-line chamada http://www.villiersservices.co.uk/ que supostamente têm as peças todas mas que desde que os contactei que me têm prestado um serviço do mais deplorável, absurdo e não profissional como eu nunca vi! Mandei a lista de peças que preciso no inicio de Agosto e até hoje ainda aguardo pelas ditas peças. Durante estes 3 meses foram me atiradas à cara desculpas esfarrapadas e muito silêncio da parte da http://www.villiersservices.co.uk/. Uma empresa a evitar...caso exista alternativa é claro!

Quanto aos custos desta brincadeira toda? Não vou falar em números porque me envergonha mas se soubesse que ia gastar tanto dinheiro (e ainda vou gastar) estava era quieto e comprava uma melhor e já restaurada. Igual não, porque são raras, mas comprava de certeza uma de cilindrada maior e já restaurada e da mesma época. Claro que pensei em vender esta treta toda mas nunca iria recuperar o que já gastei. Decidi continuar e evitar pensar nisso!

4 comentários:

  1. Caro Miguel:

    Sei que palavras nada fazem, mas venho aqui deixar algumas.
    Imagino que não seja tarefa fácil levar o barco a bom porto, mas vejamos as coisas pelo lado positivo: com projectos como este, já há informações na Net sobre modelos que muitos nem pensavam existir. Em relação ao site da Villiers, o melhor é ter calma, pois vai acabar por aparecer um motor desses (ou peças) e, quem sabe, a um preço mais em conta. Acredito que a vontade de ter a máquina pronta seja grande, mas o melhor é ir pensando noutras. O dia em que estará pronta vai chegar.

    Cumprimentos

    JB

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo,

    Obrigado pelas suas palavras de conforto, estava a precisar!

    Abraço

    Lobo

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel.. Eu tenho uma vilar 125 1953 mas nao e igual a tua.. como podemos fazer para trocar informaçoes porque desejo restaurar a minha....

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Óptima noticia, envie-me um email para miguel_lobo@clix.pt

    cumprimentos

    ResponderEliminar