sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Carrinhas Morris série J

Morris J-Type 1949-1957
Morris JB-Type 1957-1960

A primeira versão deste furgão Morris foi lançado com recurso a tecnologia ‘pré-guerra’, como tal sofria de um motor com pouca potência a 3 velocidades. A segunda versão deste modelo (1957-1960), manteve praticamente inalterado o seu exterior mas foi dotado de um motor tecnologicamente mais avançado que o seu antecessor e com mais vigor. Mesmo assim e devido ao seu aspecto um bocado antiquado, seria substituído passado 3 anos.

Esta miniatura è escala 1/43 da ‘Morris Service’ foi executada pela Corgi. Francamente, tenho poucas miniaturas da Corgi, e salvo uma ou outra excepção, deixam-me uma fraca impressão. No seu todo, esta miniatura não é má, mas, ainda que possa tolerar a falta de espelhos e limpa-vidros, não concebo uma miniatura que não “rola” convenientemente e com direito a carroçaria com rebarba de metal. Se carregar na foto da traseira é possível perceber-se as ditas rebarbas. Não é um defeito pontual, é um defeito recorrente da Corgi e francamente desilude.


Artigo: Morris J Type (1949-1957)
Série: N/D
Fabricante: Corgi
Material: Plástico/Metal
Escala: 1/43
Ano: N/D









Morris J2 1956-1967

Este furgão veio substituir o Morris JB-Type, originalmente dotado de um motor de 1489cc, receberia mais tarde em 1961 uma versão de 1622cc, assim como, uma versão a Diesel. Com recurso a esta plataforma foram produzidos furgões de caixa aberta, caixa fechada, minibus e inclusive autocaravanas.

Esta miniatura à escala 1/43 representa um furgão dos Correios Britânicos e foi executada pela Oxford. Tirando o facto de não ter espelho e limpa-vidros, apresenta uns bons acabamentos.



Artigo: Morris J2 (1956-1967)
Série: N/D
Fabricante: Oxford
Material: Plástico/Metal
Escala: 1/43
Ano: N/D




2 comentários:

  1. A Morris J-Type é um dos comerciais clássicos britânicos que ainda me falta, entre muitos outros. É notório que a qualidade dessa peça é um pouco fraca, mas julgo poder afirmar que isso não é comum a todas as peças da Corgi, mas sim a certas edições. E digo isto observando os modelos que tenho. Por exemplo a Bedford CA não tem espelhos e as escovas são pintadas no pára-brisas, no entanto a J2 com decoração do Royal Mail já é de outro campeonato, tal como outros modelos que tenho, julgo que já viu ambas, e para finalizar a Peugeot D3A do Circo Pinder até suspensão tem.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida caro Jorge, já tinha reparado pelas suas miniaturas que a Corgi também sabe "trabalhar". Tenho duas miniaturas da Corgi que são bastante boas e que já coloquei aqui, a do batman e Jokermobile. Mas francamente até agora foram as unicas que apanhei desta marca que valiam o dinheiro. Imagino que essas edições mais cuidadas devem ser um bocado caras, não?

    abraço

    ResponderEliminar