terça-feira, 27 de abril de 2010

Exemplo de Uma Vilar 125cc em Cavalões



Ao consultar esta segunda feira o 'Blog da revista Da Moto Clássica' pude ver algumas fotos do passeio de clássicas de Cavalões, freguesia do concelho de Famalicão. Para meu gáudio, uma das fotos é precisamente de uma Vilar com motor Villiers igual à minha. Ao contrário do que diz a legenda no Blog, este modelo é de certeza uma 125cc e não será certamente a primeira numa concentração. Aceito que possa estar enganado, mas, de todas as Vilares que vi até hoje (e foram poucas) só as 125cc têm o quadro igual à que eu tenho e à que este exemplo possui. Todos os outros modelos tinham diversos pormenores que as distinguiam. Isto por si só não quer dizer nada porque naquela época (década de 50) não se obedecia propriamente a um critério rígido na construção das motocicletas, valia mais o desenrascanço sendo normal utilizar soluções de improviso. No entanto, toda ela é idêntica à minha e isso faz-me ter a convicção que é uma 125cm3.

Neste exemplo da Vilar consigo ver alguns pormenores interessantes:

-Pela primeira vez consigo ver um aro e farol de época, ou pelo menos parece. Eu tive que arranjar uma solução mais recente.
-Também me parece que a borracha do tanque onde se encostam os joelhos são as originais porque são do tamanho e feitio exacto. Estas peças também não consegui arranjar e tive de arranjar umas similares.
-Tem o suporte de matricula original e o porta objectos, peças que também não consegui.
-Possui os famigerados símbolos da vilar em chapa, dificílimos de arranjar. No meu caso optei por pintar o logo no tanque.
-Os aros das rodas já não são originais, o mesmo aconteceu com os meus que não consegui aproveitar,
-A capa do banco e punhos não serão originais mas isso é absolutamente normal já que dificilmente sobreviveriam em condições.
-Infelizmente não consigo ver o conta quilómetros para ver se era o Smiths em forma de D.
-O punho do acelerador não me parece de origem.
-Esta Vilar têm um acessório que ainda não consegui perceber para que serve. No guiador é possível ver-se um manípulo cromado e preto. Se repararem na foto que serve de logo as este blog, podem ver dois manípulos idênticos já que a foto a preto e branco é de uma Vilar 125cc. Nunca percebi para que servem esses acessórios, uma vez que, a minha não vinha com isso.

Em resumo, este exemplo da Vilar que surgiu em Cavalões, está muito original e é uma das melhores referencias que pude apreciar até hoje numa 125cc

4 comentários:

  1. boas... tenho uma vilar 125 igual... so lhe falta mesmo os forolins traz e frente punhos manetes e manipulo......

    ResponderEliminar
  2. A sério? Que sorte, são muito bonitas, aconselho a recuperá-la, se não quiser pense em verder-ma! eh,eh

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Realmente aqui está mais uma bela peça até agora incognita, e sem duvida bastante original,o conta kilometros parece ser o original, faltam uns cromados , bainhas, topos das bainhas, molas do selim etc mas que não lhe tiram a beleza natural.
    Esta vai ser o nº 9 da minha catalogação, e a do amigo Carlos moreira aqui referida se não for uma das que ja tenho catalogadas, será a nº 10 das Vilar 125cc conhecidas.
    Estou a fazer um levantamento de todas as Motas Vilar que vão aparecendo , catalogando-as para perceber quantas terão sido fabricadas dentro das diversas cilindradas,entre outros pormenores de importancia sobre a sua construção para ajudar a eventuais futuros restauros
    Então a minha pesquisa já conta com:
    9- Vilar 125cc modelo UTILITÁRIO-SERIE B-125
    3- Vilar 200cc modelo V54 motor 7E
    1- Vilar 200cc modelo v54 motor 6E
    1- Vilar 225cc modelo VILLIERS 1951 motor 32A
    3- Vilar 98cc modelo V98
    se for do interesse poderei fornecer mais alguns dados e conhecimentos que possuo sobre Vilar, gratuitamente claro, pois não não sou negociante sou simplesmente um doente VILAR e terei todo o gosto em catalogar novas motas que apareçam para que não se perca a história desta grande Marca.
    Ramiro silva
    Leiria
    tel : 968124374
    mail: rfs_athome@sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Caro Ramiro,

    Grande trabalho e dedicação a sua, este fim-de-semana vi a sua Sachs na feira mas não o vi a si.
    Estou sempre interessado em informação sobre a Vilar, vou mandar-lhe um email.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar