quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Peugeot 1908 a 1919

Ao fim de quase dois anos, creio que chegou o momento de apresentar esta velhinha Peugeot. Apesar de já constar no meu acervo e neste blog faz algum tempo, só não foi apresentada antes porque quando a adquiri, a mesma vinha com alguns acessórios a mais e outros não coincidentes com a época de fabrico.
Assim, preferi aguardar esta apresentação para quando tivesse a bicicleta o mais próximo do original possível. E pronto, chegou esse momento...atualmente só me falta um par de pedais e dois painéis de celuloide transparente para tapar as aberturas do guarda corrente.

 


Para além das peças que faltam já referidas, o guiador que vinha colocado era mais recente, de certeza posterior à década de 30, e tinha somente a haste do travão...faltava a alavanca de acionamento que prende ao guiador. Ao longo deste tempo todo fui procurando um guiador e alavanca no ebay.fr mas nunca tive muita sorte no pouco que apareceu. Guiadores ainda vi alguns mas alavancas nunca me apercebi de nenhuma idêntica às utilizadas pela Peugeot.
Curiosamente, acabei por conseguir o guiador recentemente aqui perto de Braga e para não perder mais tempo decidi mandar fazer a alavanca logo a seguir.








A alavanca foi feita com todos os requisitos e o mais próximo possível das originais, não por mim porque não tenho ferramenta nem capacidade, mas por um mestre do ofício. Agora é só niquelar.




Faltam os graceres nos cubos e no quadro mas entretanto já os consegui na feira de Aveiro.



Esta Peugeot foi de certeza restaurada algures no tempo, nota-se na pintura e nos metais niquelados com pouca ou nenhuma corrosão. Apresenta algumas mazelas mas de uma forma geral as partes pintadas estão em bom estado e por isso não vou mexer. Pretendo unicamente niquelar as peças que estiverem pior e dar uma limpeza geral.





A datação desta bicicleta não foi tirada ao acaso, foi baseada na aparência, acessórios utilizados e principalmente na chapa de testa. Segundo os "especialista" franceses do forum 'Tonton velo', a datação das primeiras Peugeot deverá ser mais ou menos assim: (com algumas duvidas)

1º Simbolo, executado em latão - 1902/3 até 1908/1909(?) Nº quadro até 130000 (provavelmente)

2º simbolo, Leão virado à direita - 1908/9 até 1917/19(?) nº quadro até 600 000
 

 3º simbolo, Leão virado à esquerda e inscrição 'Paris' - até 1925/26/27(?)

4 comentários:

  1. Olá muito boa noite.
    Quero lhe dar os parabéns pelo seu blogue e por todas as suas restaurações. Muito bom. Parabéns.


    Eu vi nesta bicicleta umas linhas amarelas que na minha bicicleta antiga também têm.

    Vejo que você é um entendido na matéria, eu preciso de ajuda a identificar a minha pasteleira. Pode-me ajudar?

    No link seguinte tenho os pormenores.

    http://tagbrunoreis.webnode.pt/breis/publica%C3%A7%C3%B5es%20/restauro-pasteleira/

    Cumprimentos de Bruno Reis

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Bruno,

    Respondi diretamente no seu blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Sr. Lobo

    Será que me podia dar o seu email ou contactar me para marcelosilvac@gmail.com para esclarecer umas duvidas que tenho a respeito de uma bicicleta Peugeot roda 28.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma dessa aro 22, mas falta muita peça

    ResponderEliminar