Antes de iniciar a recuperação da bicicleta Pasquet, decidi arranjar alguns acessórios coincidentes com a época da mesma. O primeiro que consegui foi este farol a carbureto.
Este farol de marca VITA funciona a acetileno que é produzido através da reacção química entre a água que é colocada na parte superior do depósito e o carbureto que é colocado na parte inferior do depósito. A reacção entre a água e o carbureto pode ser doseada conseguindo-se assim controlar a quantidade de gás produzido. O gás é obrigado a sair por uma conduta que vai dar obviamente à frente do farol e que é a fonte de luz depois de feita a ignição com um fósforo.
Ficam aqui algumas fotos do antes e depois da pequena recuperação. Como se pode notar o niquelado está a sair, o que é natural ao fim destes anos todos, e é possível ver-se o material com que foi construído, que é o latão. O único metal ferroso que foi utilizado nesta lâmpada é a do mecanismo de fixação à bicicleta que deve ser mais resistente às vibrações provocadas pelas bicicletas e por esse motivo acaba sempre por ser a peça mais danificada pela corrosão.
Antes:
Depois:
Sem comentários:
Enviar um comentário