quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vilar Sport (roda 12)


Provavelmente, a estrela da minha pequena colecção de bicicletas de criança!
Uma Vilar Sport  (roda 12) com data provável de 1975.  Tal como mandavam as regras numa época em que as bicicletas ainda não eram um objecto de consumo rápido, aqui quase não há plásticos, é tudo à base de aço, e por isso, com um peso nada agradável de ser puxado por uma criança de 4/5 anos. Mas, a mim não me incomoda nada, é precisamente disso que gosto, bicicletas para durar.





Esta bicicleta de menina possui alguns detalhes muito engraçados e diferentes dos outros modelos da época (Janota, Catita, Linda). Por exemplo a forma do guiador, a campainha, os aros de apoio aos guarda lamas em varão com chapa em forma de águia e afinadores em ambos os lados da roda traseira.  


Surpreendentemente bem preservada ao longo destes prováveis 36 anos, os cromados estão em muito bom estado e para meu espanto o guiador não apresenta traço algum de oxidação.  


O banco está ainda em bom estado. Só com um bocado de oxidação no interior. 


Os patins do tipo pasteleira tambem muito bons, de fácil recuperação.



 O quadro e guarda lamas apresenta os traços normais de uso ainda com todos os respectivos autocolantes originais. Obviamente pensei em pintar o quadro mas visto que nunca consigo retirar os autocolantes sem os danificar, desta vez, não o vou fazer, optando por limpar o melhor possível.  Curiosamente em tempos surgiu-me um autocolante Vilar sobre o qual não sabia nada e em qual modelo seria colado, agora já sei porque é usado nesta Sport.







Os aros, estranhamente também, com muito pouca oxidação. Creio que deverá ser suficiente passar palha de aço. 


Os pneus antigos tem a tendência para ficar secos e com fissuras, neste caso os nacionais Lutador estão completamente operacionais.

2 comentários:

  1. Boa noite amigo
    antes de mais parabens por este seu extraordinário blog. eu tive uma vilar sport com quadro de homenzito vermelha de roda 16 - foi comprada em 1972 - que nostalgia ver esta irmãzinha!!! caro amigo sabe de alguma igual mas de roda 14 ou 16 que alguem esteja a vender? queria mesmo muito comprar uma para a minha filhota de 4 anos.. obrigado pela atenção que puder dispensar. josecarlos1078@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma Vilar Sport branca e vermelha para criança de 4/5 anos e preciso de selim branco, guarda lamas frente/trás brancos , punhos brancos e guarda corrente também branco.
    Onde poderei encontrar?

    ResponderEliminar