sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Como surgiu a minha Westfalia!




Como adquirimos esta 'Westfalia' em 2004?

Sempre achei interessante a ideia de poder viajar com uma autocaravana pela liberdade que poderia proporcionar, mas devido às grandes dimensões e ao elevado preço destas, sempre pus este "sonho" de parte principalmente porque todos os veículos disponíveis em Portugal são de grande porte o que pode complicar uma ida a uma cidade ou vila num qualquer país e além disso nunca me agradou a ideia de andar com um "monstro" às costas.
Lembrava-me, ao longo dos anos, das carrinhas volkswagen que os estrangeiros traziam para Portugal pelo verão e que se viam com frequência nos parques de campismo. Eram do tamanho de um forgão dos mais pequenos mas com todos os atributos de uma autocaravana (cama, cozinha, armários, etc). Esta seria a solução ideal para fazer umas viagens pela Europa tanto pelo tamanho, que era o suficiente, como pelas acomodações que proporcionava, que considerava as ideais. Mas, era muito difícil de conseguir algo do género em Portugal já que estes veículos nunca foram comercializados! A alternativa que arranjei junto com a minha esposa foi carro + tenda! Mas é claro, não é a mesma coisa porque por diversas vezes tive-mos necessidade, durante uma longa viagem, de dormir dentro do carro em estações de serviço e este revelou-se extremamente desconfortável. Além disso quando chegava-mos a um campismo de madrugada tinha que montar a tenda e encher o colchão o que é uma valente de uma chatice quando se está exausto. Mas... não havendo outra alternativa melhor, esta servia e por isso nunca tive-mos intenção de procurar ou adquirir qualquer autocaravana.
Curiosamente num fim de semana de Junho de 2004 quando passamos por um stand de caravanas/autocaravanas, repara-mos que tinha reclamos de aluguer e por pura curiosidade fomos ver qual o preço do aluguer de uma autocaravana. Ao entrar reparei logo de imediato numa Volkswagen idêntica à que os estrangeiros usavam. Sem olhar para mais nada fui direitinho a ela e perguntei ao vendedor se era para aluguer ou venda. Felizmente era para venda e o preço era de 7500€. Dei uma olhadela geral dentro e fora e pareceu-me tudo em muito boas condições gerais e com um aproveitamento de espaço interior fantástico. Confesso que sai do stand meio abananado com a possibilidade de adquirir esta carrinha, o único problema eram as 7500 bofetadas que ia levar.
Já a caminho de casa e ainda atormentado com a visão daquela maravilha conversei com a minha esposa sobre a possibilidade de a adquirir-mos. A minha sorte é que ela também gostou muito do que viu e assim foi mais fácil de a convencer. Voltamos para trás e pedimos ao vendedor o número de telefone e a possibilidade de se fazer um preço mínimo, e lá fomos novamente de volta a casa aguardando uma resposta.
Dois dias depois estava a fazer negócio com a carrinha! Com um bocado de choradinho ficou por 7250€.
Mesmo assim é caro? Até creio que sim, tendo em conta que têm a bonita idade de 20 anos! Mas, depois de fazer uma pesquisa exaustiva na net, cheguei à conclusão que até fiz um negócio bastante razoável pelos seguintes motivos:
-No estrangeiro são carrinhas de colecção muito procuradas, existem clubes, empresas e páginas de web dedicadas só a estas carrinhas e muita gente se dedica a recuperar estes veículos. Basta ir a algumas páginas na Holanda, nos EUA e no Reino Unido para se têr uma ideia do valor astronómico que estas carrinhas podem atingir. Vi pedirem bastante mais por modelos idênticos e provavelmente em pior estado.
-A motorização é de 1600cc Turbo Diesel e que por sinal são as mais económicas.
-Já vinha com Porta bicicletas em alumínio (para 2) e gancho de reboque.
-Tive oportunidade de vasculhar a carrinha toda e cheguei à conclusão que está num estado irrepreensível.
-Estes modelos nunca foram comercializados em Portugal e este já estava legalizado.
-Só têm 140 000Km. O conta quilómetros só conta até 99 999 e ele estava nos 40 000 o que me fazia temer que já tivesse rodado várias vezes, mas foi-me garantido que só tinha rodado uma vez e além disso a avaliar pelo estado do motor... eu acredito!
Analisando pelo menos estes pontos todos acho que não devo ter feito um mau negócio! Além do mais o raio da carrinha é linda!
O certo é que no sábado seguinte fui buscá-la e não me arrependo!

Sem comentários:

Enviar um comentário