08 de Maio 2007
Conclusão do 'Upgrade', diferenças...para melhor!
Funcionalidade:
Analisando o resultado global das alterações efectuadas na 'Westy', considero que o resultado foi mais do que positivo, ainda não atingiu a perfeição mas foi certamente muito bom.
Em termos funcionais as jantes com offset negativo tornaram a direcção um 'quê' de mais pesada, mas, nada de incomodativo. Os benefícios, esses são mais importantes! Esta alteração aliada aos amortecedores a gás e ao levantar a traseira em relação à dianteira tornaram esta 'Westy' muito mais segura, precisa e menos sujeita às deslocações de ar provocadas pelos outros veículos. Efectuei um teste de mais de 1000km com carga e reboque e nota-se uma diferença abismal em relação ao que era. Tal como disse, ainda não está perfeita, ainda têm uma muito ligeira tendência para "fugir" quando ultrapasso um camião TIR, mas já não apanho os sustos que apanhava e já não fico stressado quando o tenho que fazer.
A primeira e segunda foto mostra a distancia de origem da jante em relação à carroçaria. A terceira foto mostra a mesma distancia depois da alteração das jantes.
Estética:
No preço da alteração das jantes, já estava incluído a decapagem e lacagem destas. Tinha a opção de escolha de algumas cores ou então de copiar a tonalidade to tecto elevatório 'westfalia', mas aí, já teriam que ser pintadas à pistola. Ao que se consta, a lacagem dura muito tempo e foi por isso que acabou por ser a minha escolha.
O branco da lacagem é do tipo 'branco mais branco não hà', uma diferença considerável em relação ao tecto. No inicio fez-me um bocado de confusão mas agora que as jantes já estão 'sujas', a diferença já não é ...chocante.
Para criar alguma coerência decidi pintar os guarda-lamas aproximados à cor das jantes.
Gostos não se discutem... as jantes lacadas a branco com os tampões cromados e os guarda-lamas à mesma cor, para mim, foi uma boa opção. Acho que ficou com um 'ar' mais jovial e ao mesmo tempo mais 'retro'.
10 de Abril 2007
Nova luta, novo upgrade
Um novo passo a dar para "estabilizar" a 'Westy' vai passar por aumentar a distância entre vias. Ou seja, alterar as jantes por forma a ficarem com off-set negativo. No fundo o que isto quer dizer é que a jante vai ser deslocada para fora alguns centímetros ajudando a estabilizar o conjunto (espero eu!).
Amanhã já a vou levar à casa das jantes para efectuar a alteração. O preço por jante vai rondar os 50€ já com tratamento e lacagem incluída. A lacagem vai ser feita em branco para condizer com o tecto da westfalia e posteriormente vou mandar lacar os guarda-lamas à mesma cor.
Já desmontada sem os guarda lamas e sem os tampões. Prontinha para a cirurgia plástica!
09 de Abril 2007
O Regresso
A 'Westy' já veio do mecânico!
O saldo, para já, foi positivo! Levou uma data de afinações e lubrificações e um par de amortecedores novos...ahh... e as ditas cujas molas originais. De material só gastei um filtro de gásoleo e os Bilstein a gás.
Em termos de afinação, está agora com um trabalhar certinho sem vibrações em excesso e com um consumo mais comedido. Porreiro!
Relativamente à troca da mola, a traseira ficou mais elevada que a frente....demasiado até! Ficou um bocado esquisito! ...Paciência...eu quero é que resulte. A primeira impressão em andamento é que está melhor... perfeita não, mas está melhor, parece que faz menos resistência ao vento. Ainda assim, apesar de estar melhor vou ter que passar para a fase seguinte para tentar melhorar este ponto.
04 de Abril 2007
Idade não perdoa
A idade não perdoa a nada nem a ninguém!
A Westy está numa fase de reparações e upgrades. Há 3 semanas decidi-me a levá-la ao mecânico porque surgiram-me diversas situações que tinham de ser resolvidas:
Excesso de vibrações transmitidas à carroçaria, excesso de gases de escape, consumo elevado, barulhos nos eixos/cardas, instabilidade, etc.
A verdade é que do ano passado para este ano ela envelheceu de forma notória e não foi por excesso de uso ou mau trato. Como este é um veículo para estimar, tive que fazer contas à vida e decidi-me a mandá-la arranjar.
Vou aproveitar este tempo que está no mecânico para tentar resolver um dos seus maiores problemas que é a instabilidade em auto-estrada. A Westy têm uma péssima tendência, de, a velocidades elevadas, andar a "vaguear" ao sabor dos ventos laterais, e das deslocações de ar que os outros veículos provocam. Quando ultrapasso um camião TIR é das poucas alturas em que começo a rezar para que corra tudo bem e que este não me empurre para os rails!
Anteriormente, e a propósito deste problema, tinha colocado umas molas mais curtas à frente e atrás para ver se resolvia o problema. Apesar de ter melhorado um bocado a estabilidade a verdade é que o problema ainda subsiste. Desde que coloquei esse kit de molas mais curtas a traseira têm cedido ligeiramente em relação à frente. Diga-mos que a mola parece têr perdido força. Nota-se a traseira mais baixa que a frente. Isto, á primeira vista poderá não parecer problemático por que o peso do condutor vai baixar a frente e nivela-la com a traseira. Mas, se coloco um bocado de peso na mala o problema surge novamente, a frente fica mais levantada. Este problema é sempre agravado com o facto de ser de tracção traseira em que for força do motor estar colocado na traseira este faz tendencialmente a frente levantar. A direcção torna-se muito leve e pouco precisa. Aproveitando esta fase de 'revisão', vou trocar as molas de trás (mais curtas) pelas originais e colocar 4 amortecedores novos da Bilstein a gás. Os amortecedores "originais" são uns Kayaba hidraulicos que me parece não ser a melhor das soluções tendo em vista o elevado peso do conjunto por estes serem demasiado moles.. Creio que uns a gás serão uma melhor solução. Ao mesmo tempo vou trocar a mola traseira para tentar elevá-la de forma a ficar mais levantada que a frente. Pode ser que ajude!
Quando tiver que colocar pneus novos estou a pensar colocar uns ligeiramente mais largos (a ver se não cria estrilho no IPO).
Fazendo o somatório disto tudo... pode ser que ajude!
30 de Março 2007
Forros e Cortinas
Desde que coloquei o ultimo post (Fevereiro/Março de 2006 2004/2006) a minha intenção era adicionar mais tarde uma fotografias do resultado final da alteração dos forros e cortinas, no entanto, o tempo foi passando, a preguiça se instalando e ....ficou tudo em 'águas de bacalhau'! Além disso, não tenho tido grande vontade ou inspiração para actualizar isto! ... continuo sem inspiração, mas vou tentar actualizar um bocado!
Ainda relativamente aos forros e cortinas, parece-me, passado mais de um ano, que o resultado ficou um bocado 'soturno', perdeu a maior parte da luminosidade que tinha.
O padrão original era este (JOKER):
Para além de ficar com um aspecto mais jovial deixava entrar bastante luz.
Gostava do seu aspecto original, é certo, mas eu tinha um problema prático com este padrão e que era precisamente o facto de deixar passar demasiada luz. Logo que o sol começava a nascer..."toca a acordar que já não consigo dormir mais!". Além disso, o tecido dos bancos traseiros e colchões estava já muito gasto e a desfazer.
Uma opção que ponderei na altura era a aquisição de um kit de telas de alumínio próprio para tapar as janelas. Estes kits são muito usados nas autocaravanas e já são feitos à medida. No entanto, a avaliar pela quantidade de janelas que a westy têm, dava para avaliar o volume total que me iria ocupar esta opção. Seria sem duvida muito espaço e é coisa que não tenho muito. Daí ter optado por mudar de padrão.
Ok, optei por um padrão de ganga que não deixa passar luz!
Gostei do resultado final, tanto do aspecto como da parte funcional, mas, confesso que se fosse agora, tentava uma outra alternativa. Porquê? Simplesmente porque ao longo do tempo este esquema foi-se tornando demasiado escuro. Tenho sempre as cortinas fechadas e como passa pouca luz a carrinha têm sempre um aspecto muito triste. Actualmente consigo comprar (http://www.vwbusshop.de/) o conjunto completo de forros e cortinas no padrão original Joker (coisa que não conseguia há um ano atrás porque desconhecia a página) e inclino-me seriamente para com tempo e $$$$ voltar ao esquema anterior ou a um consenso intermédio tipo...forros e cortinas novamente no padrão original e idealizar um esquema de colocação de umas sobre cortinas mais escuras. Até poderia ser as actuais de ganga estando estas sempre recolhidas....somente as colocaria de noite. É uma ideia, e acho que têm adicionalmente a vantagem de manter quase completamente o seu aspecto original.
Sem comentários:
Enviar um comentário