sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Westy de 2004/a 2006

Tinha uma página sobre a Westy, em funcionamento, desde 2004 assim como outras páginas sobre as minhas colecções de figuras de acção, merchandising , etc. Como não tenho muito tempo para actualizá-las decidi criar este blog com todo o conteudo dessas página e indo actualizar somente aqui. Vai levar algum tempo, é certo, mas o meu intuito é têr uma espécie de base de dados de tudo e de todas as experiências.


Começo a despejar conteúdo e mais propriamente pela Westy desde 2004 até algures em 2006


Fevereiro/Março de 2006

Novos forros e cortinas em ganga.
Terminei este mês (Março) o pequeno projecto de estufar os acessórios da westfalia em ganga azul assim como confeccionar umas cortinas novas também no mesmo material.
Consegui em Famalicão um tecido de ganga de boa qualidade e bastante maleável mas um tanto ou quanto caro. Comprei 18 metros de tecido, dos quais 10 foram para o estufador para estufar os bancos e colchões da westfalia, os restantes 8 metros foram para confeccionar as cortinas , feitas pela minha mãe, e para desespero dela!

Algures em 2005

-Colocar o tecto de abrir visível.
Apercebi-me a dada altura que a cabine possuía um tecto de abrir mas que estava escondido pelo forro, ou seja, não estava visível do interior. Apesar de este não ser possível de ser aberto devido ao porta bagagens colocado na tejadilho pela Westfalia, decidi pô-lo visível (no interior) já que dava uma certa graça. Tive apenas que cortar o forro do tecto à medida e o resultado ficou bastante interessante. Fotografias a ser colocadas brevemente!

Algures em 2005

-Instalação de um aquecedor eléctrico.
Coloquei o armário destinado a arrumos ligeiramente para a frente o suficiente para caber o aquecedor de 220v que adquiri numa pichelaria. O aquecedor é de quarto de banho e funciona lindamente.



Algures em 2005

-Substituição do oleado que veio no chão da carrinha por um mais "atraente".



Algures em 2005

-Substituição das molas de origem por umas mais curtas.



Adquiri umas molas através da empresa http://www.justkampers.co.uk/ 45mm mais curtas de forma a melhorar a estabilidade. Ficou um bocado caro mas valeu o sacrifício. Para além de esteticamente ter ficado muito mais interessante, o comportamento em estrada melhorou substancialmente assim como o acesso à cabina que ficou mais baixa. Em andamento tornou-se um bocado "dura" mas nada de incomodativo. Ficou ligeiramente mais baixa.


Algures em 2005

Retirar o separador de chapa existente entre a cabina e a parte traseira do veiculo e alterar a lotação da cabine de três para duas pessoas.
Ou seja, infelizmente a cabina de condução possuía 3 lugares (um banco de uma pessoa e outro de 2) com um separador de chapa entre a cabina e o resto do veiculo o que impossibilitava o acesso ao mesmo pelo lado de dentro, tendo que ir sempre por fora. A alteração aqui necessária passa por retirar o separador e substituir o banco de 2 pessoas por um de uma.
O ideal seria substituir os dois bancos por uns rotativos mas é praticamente impossível de os conseguir aqui em Portugal. Poderia até eventualmente consegui-los no estrangeiro mas o preço seria de certeza proibitivo. Como opção consegui numa sucata dois bancos de uma pessoa (pertenciam a uma transporter idêntica à minha) ambos em franco mau estado. Como resultado, dos dois só consegui fazer a carcaça de um, que mesmo assim teve de ser completamente desenferrujada e pintada para posteriormente ser estufada. O resultado pode ser visto a seguir:
Antes: Separador em chapa com um banco de 2 lugares e outro de um lugar (que nestas fotografias já tinha sido retirado).




Depois: Utilizei a carcaça original do banco do condutor e apenas coloquei a do passageiro devidamente estufadas. Desta forma conseguiu-se criar um espaço entre os dois bancos para conseguir aceder ao resto do veiculo.



Algures em 2004

-Colocação de um candeeiro de 220v no interior. Já existia um candeeiro de origem mas é de 12Vestá ligado à bateria.

Algures em 2004

Há sempre qualquer coisa possível de se fazer para melhorar estas Westfalias:
Já foi realizado:
-Uma limpeza geral (muito conveniente!).
-Lavagem de todos os cortinados e forros.
-Montagem de um autorádio com caixa de 6 cd's. Posteriormente retirei-o e coloquei um autorádio já com leitor de cd incluído.
-Colocação de algumas borrachas em sítios estratégicos para reduzir alguns ruídos em andamento.
-Substituição de algumas borrachas da ´'POP-TOP' (tecto que levanta) que já estavam completamente podres.
-Substituição de diversos parafusos já um bocado enferrujados por uns de inox.
-Substituição das escovas limpa-para-brisas.
-Substituição de um fusível queimado.
-Instalação de um switch on/off para desligar durante a noite a ventoinha de ventilação auxiliar do frigorifico.

Sem comentários:

Publicar um comentário