segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Austin A40, 'Ransomes Lawn Mowers'

Austin A40, foi a designação utilizada pela Austin nas décadas de 40 a 60 para diferenciar os modelos da marca com uma determinada potência. Assim, com esta terminologia, obteve-se diferentes carroçarias sempre com a denominação A40. Além disso, era acrescentado os nomes de algumas regiões de Inglaterra.

Alguns exemplos;
• 1947–1950 Austin A40 Dorset 2-portas, saloon
• 1947–1952 Austin A40 Devon 4-portas, saloon
• 1950–1953 Austin A40 Sports 2-portas, quatro passageiros descapotável
• 1952–1954 Austin A40 Somerset 4-portas saloon
• 195?–195? Austin A40 Countryman 2-portas utilitário
• 1954–1956 Austin A40 Cambridge 4-portas saloon
• 1958–1967 Austin A40 Farina 2-portas saloon/hatchback

Ainda que esta miniatura não refira, este modelo do A40 é uma Countryman de 2 portas. Carrinha utilitária do pós-guerra que foi a primeira a ser fabricada pela Austin com recurso a tecnologia antiga mas com alguns toques mais actuais.


Artigo: Austin A40 Countryman
Série: N/D
Fabricante: Vanguards
Material: Plástico/Metal
Escala: 1/43
Ano: 200??





Quanto à publicidade, a ‘Ransomes’ foi uma companhia Britânica fundada em 1789 dedicada à fundição de metal. Produziu o primeiro cortador de relva ('lawn mower' em Inglês) não motorizado em 1867 e o primeiro motorizado em 1902, com recurso a um motor a gasolina. Com a chegada da 1ª guerra Mundial, dedicam-se à construção de aviões e mais tarde ao desenvolvimento de maquinaria agrícola, sempre sem descurarem a sua tradição na construção de corta-relvas. Em 1989 seria vendida à Electrolux a sua participação no negócio agrícola e em 1998 foi vendida a parte restante, a de corta-relvas, a uma empresa Americana, cessando assim a sua centenária existência.


1 comentário:

  1. Este é um modelo que foi muito utilizado em Portugal, conforme pode comprovar pelas fotos que encontrei. Também tenho este modelo mas com publicidade da Heinz. Só optei por não colocar os espelhos e as matriculas que vinham junto com o modelo.

    ResponderEliminar