quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Citroen U23

Este Citroen foi um camião ligeiro introduzido no mercado em 1936, de tracção traseira e com uma motorização de 1911cc. Inicialmente tinha um design similar ao Citroen Traction (vulgo ‘Arrastadeira’) da mesma época tendo sofrido um restyling na década de 50 em que ficou com a forma do modelo que estas miniaturas representam. A produção do U23 cessaria no final da década de 60.

Ambas as miniaturas são de grande qualidade, gosto particularmente da versão nacional tendo somente a apontar o logo da Citroen no capô que me parece um bocado estranho, não é igual ao da Azur!??



Artigo: Citroen U23 (2º Modelo)
Série: Carrinhas de Distribuição - Altaya (colecção Francesa)
Fabricante: Ixo
Material: Plástico/Metal
Escala: 1/43
Ano: 2009






Artigo: Citroen U23 (2º Modelo)
Série: Carrinhas de Distribuição - Altaya (colecção Portuguesa)
Fabricante: Ixo
Material: Plástico/Metal
Escala: 1/43
Ano: 2009





2ª Versão do Citroen U23



1ª Versão do Citroen U23


2 comentários:

  1. De facto o símbolo não está igual ao modelo da colecção francesa, o que não deixa de ser estranho. Mesmo assim acho que é uma boa peça. só que a Água de Luso possivelmente nunca utilizou este modelo, no fascículo está uma Bedford. A não inclusão da Bedford na colecção para mim é uma falha enorme, pois trata-se de uma marca largamente utilizada em Portugal ao contrário da Citroën que acho nunca circulou por terras lusas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,

    É provavel que tenham utilizado mais do que uma versão deste simbolo, isto porque se procurar fotos na net do U23 o simbolo é identico ao utilizado no da 'Agua do Luso'. É provavel que lá para o final da produção do U23 a citroen tenha modernizado o logotipo. Se reparar na foto que coloquei do U23 verde, o logo é igual à miniatura da 'Agua do Luso'.

    Para ser franco acho que nunca vi nenhum camião da Água do Luso, por isso não faço ideia se esta opção está correcta ou não. Confesso que tambem não me lembro de ver nenhum U23 a circular, bedfords lembro-me de certeza.

    ResponderEliminar