quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

IVERSON Intercity, Bicicleta de Roda 20

Esta bicicleta tem andado nos últimos meses a saltitar de mão em mão, acabei por adquiri-la a um preço absurdamente caro tendo em conta o estado. Foi a bicicleta "velha" mais cara da minha coleção. Na realidade, foi tão cara que me chega a doer a consciência. Espelha um bocado até que ponto chegou a especulação no mundo do 'compra e venda' de bicicletas antigas. Até há bem pouco tempo eram quase dadas ou derretidas nas sucatas...

Esta bicicleta é uma americana IVERSON modelo Intercity, fabricada pela extinta empresa SIP, STELBER Industria Portuguesa de Ciclismo SARL algures nos anos 70. Esta empresa Americana possuía as instalações fabris em Portugal, e o grosso da produção se destinaria ao mercado Americano. Do pouco que sei, na década de 70 esta empresa fabricava as STELBER e IVERSON e não sei se... eventualmente mais qualquer coisa. Segundo consta, e pelo que me foi dito já várias vezes por diversos comerciantes da época, este tipo de bicicleta não teve grande sucesso em Portugal e eram mais caras do que o normal o que levou a que muitas acabassem por ser enviadas para a sucata completamente novas. Foi o caso destas e de outros modelos nacionais que se podem encontrar neste blog. Infelizmente, ouço histórias destas mais vezes do que o meu coração consegue suportar!


Decidi embarcar neste negócio ruinoso porque gosto de todo o design do conjunto e muito particularmente do guiador e forqueta que as distingue do resto das choppers/muscle de fabrico nacional.













1 comentário:

  1. olá
    tenho uma intercity
    manda email que eu emvio fotos
    jose.jvalente@portugalmail.pt

    ResponderEliminar