quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

IVERSON Intercity, Bicicleta de Roda 20

Esta bicicleta tem andado nos últimos meses a saltitar de mão em mão, acabei por adquiri-la a um preço absurdamente caro tendo em conta o estado. Foi a bicicleta "velha" mais cara da minha coleção. Na realidade, foi tão cara que me chega a doer a consciência. Espelha um bocado até que ponto chegou a especulação no mundo do 'compra e venda' de bicicletas antigas. Até há bem pouco tempo eram quase dadas ou derretidas nas sucatas...

Esta bicicleta é uma americana IVERSON modelo Intercity, fabricada pela extinta empresa SIP, STELBER Industria Portuguesa de Ciclismo SARL algures nos anos 70. Esta empresa Americana possuía as instalações fabris em Portugal, e o grosso da produção se destinaria ao mercado Americano. Do pouco que sei, na década de 70 esta empresa fabricava as STELBER e IVERSON e não sei se... eventualmente mais qualquer coisa. Segundo consta, e pelo que me foi dito já várias vezes por diversos comerciantes da época, este tipo de bicicleta não teve grande sucesso em Portugal e eram mais caras do que o normal o que levou a que muitas acabassem por ser enviadas para a sucata completamente novas. Foi o caso destas e de outros modelos nacionais que se podem encontrar neste blog. Infelizmente, ouço histórias destas mais vezes do que o meu coração consegue suportar!


Decidi embarcar neste negócio ruinoso porque gosto de todo o design do conjunto e muito particularmente do guiador e forqueta que as distingue do resto das choppers/muscle de fabrico nacional.













10 comentários:

  1. olá
    tenho uma intercity
    manda email que eu emvio fotos
    jose.jvalente@portugalmail.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá tive uma amarela, grande recordação

    ResponderEliminar
  3. Tive uma igual, adorava poder voltar a ter uma.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,tenho uma igual em amarelo so que o volante foi alterado, precisava de uma ajuda

    ResponderEliminar
  5. Boas! Ns se me podem ajudar numa dúvida, hoje adquiri uma toda original mas tem alguma ferrugem superficial, na roda traseira no cubo da roda tem um furinho com uma tanpinha, la devo de colocar oleo para os carretes certo?

    ResponderEliminar
  6. Alguem consegue ajudar na questão de cima??

    ResponderEliminar
  7. Boas . Preciso de um guarda correntes para esta maquina ! Alguém tem peças ??

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.
    Tenho uma igual em estado excelente de conservação.
    Se alguém desejar ....vendo

    ResponderEliminar
  9. Boas . Tenho uma maquina destas que estou neste momento a juntar peças para começar a recuperação , tenho quase tudo ou sei onde arranjar , mas ... o raio dos autoculantes a imitar as molas que leva na frente não consigo encontrar ! Alguem tem ou sabe onde posso arranjar ?? Obg Luis Pereira

    ResponderEliminar