Vilar Bacana, uma bicicleta que definitivamente não se encontra ao virar da esquina. Apesar de me lembrar da designação 'Bacana' de quando era criança, o facto é que não me recordo de ver este modelo na década de 70/80. A primeira vez que tive contacto com este modelo da Vilar foi no dia em que fui buscar este exemplar que vos mostro. Por aparentemente ser raro, imagino que não deverá ter sido um grande sucesso no seu tempo.
A Vilar batizou alguns dos seus modelos para criança com nomes curiosos e de fácil assimilação e é por esse motivo que me recordo do nome deste modelo. Por exemplo, existiu a Bacana, a Janota, a Catita, a Gira e a Linda entre outras.
Neste caso trata-se de uma single speed de conceção muito simples mas ao mesmo tempo bonita. Diferencia-se de outros modelos mais comuns neste estilo por ter o guiador tipo 'hape hanger' e pelo ‘sissy bar’ mais comprido.
Aparentemente está quase original, creio que só os pneus, punhos e capa do selim é que não serão conformes. Preciso de comparar com uma imagem de catálogo para averiguar melhor.
Esta bicicleta vinha com uma chapa de testa da 'Estrela', na altura fiquei um bocado baralhado mas com a ajuda de um membro do forum 'Amigos das Pasteleiras' pude confirmar que esta chapa é de uma casa ainda existente em Matosinhos, a Estrela Dias, que tinha o hábito de colocar o brasão da casa nas bicicletas que vendia.
Aqui fica uma irmã.
ResponderEliminarhttp://i213.photobucket.com/albums/cc248/bttdmav/Bacana/IMG_1089Small.jpg
http://i213.photobucket.com/albums/cc248/bttdmav/Bacana/IMG_1087Small.jpg
Jorge, mandei-te uma PM
ResponderEliminarA minha 1ª Bicicleta foi precisamente uma Vilar Bacana, que ainda hoje possuo.
ResponderEliminarAprendi a andar nela, vai para 30 anos e a minha filha, com 10 anos ainda amprendeu nela.
Ainda circula.
Tenho pena é de não ter os logotipos da Vilar, pois há alguns anos o meu pai pintou-a e arrancou os ditos.
É uma bicicleta espectacular de muito fácil condução.
78, 79, 80, não me recordo bem... foi a minha 1ª bicla :) Azul com o selim em branco hiper resistente e muito equilibrada. Só na minha rua eram 5 ou 6, vermelhas, verdes ou azuis. Saudades :D
ResponderEliminarObrigado pela partilha António.
EliminarA minha primeira bicicleta. Ainda hoje a tenho e a andar (vermelha), mas sem os autocolantes. Toda a família aprendeu a andar de bicicleta nela; eu, os primos, até a minha filha hoje já com 18 anos.
ResponderEliminar