segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Segunda Vida da VILAR Janota (roda 20)

Quando adquiri esta Vilar Janota da década de 70 (algures este ano), estava num estado miserável e com falta de muitas peças. Faltavam as rodas, punhos, eixo pedaleira, guarda corrente, molas do sissy-bar e mais algumas coisas que não me recordo. O selim estava de tal forma podre que não pode ser reaproveitado, o guiador tipo Ape-Hanger estava também bastante corroído, mas, este pode ser re-cromado, notando-se no entanto alguns defeitos provenientes da corrosão.

Neste mesmo dia, adquiri também uma Vilar DeLuxo roda 20, tipo esta, que serviu de dadora de pelo menos algumas peças a esta Vilar Janota. O quadro da Vilar DeLuxo estava em muito mau estado e não valia a pena qualquer reparação. Em compensação, tinha algumas outras peças em estado razoável ou reaproveitável, por exemplo, um cubo 'sturmey archer' de 3 velocidades, o selector de velocidades de punho, os aros e raios, a roda pedaleira e mais algumas peças menores mas essenciais à Janota. Na realidade, comprei esta DeLuxo unicamente pelo cubo Sturmey e pelo punhos, ainda assim, consegui aproveitar mais peças. No global de dois "chaços" quase se fez um, e depois com algum tempo e com recurso a outras peças que fui arranjando, o resultado é este.



Todo o material aqui presente, à excepção do selim, é de origem Vilar ou utilizado pela Vilar.

O selim, infelizmente, é mais recente e não completamente igual ao original. O encosto do mesmo deveria ser ligeiramente mais alto e não deveria ter a união da costura em branco. Como já tinha afirmado antes, não sou grande purista, mas, neste caso estava a tentar utilizar tudo material Vilar o que não consegui na totalidade. Um dia, se me aparecer um banco original, provavelmente vou trocar. 









Nem tudo são rosas... os pedais de época estão com fraco aspecto. Hoje em dia são muito difíceis de conseguir e desmontá-los para zinzar é uma tarefa que pode arruinar de vez os pedais. Não quis arriscar, por isso, removi a corrosão e apliquei verniz para evitar que surja novamente. Não fica muito bonito mas pelo menos preserva.

11 comentários:

  1. Está fabulosa! A cor foi muito bem escolhida! Só acho que a fita do selim podia ser branca, ou com as costuras brancas. E o selim devia ser nivelado, ou ele nivela com o peso do piloto?

    PARABÉNS!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,

    Obrigado mais uma vez pela tua "presença". O selim foi montado tal como veio, com a fita totalmente preta e a costura em branco e acertas-te quando dizes que o banco nivela com o meu peso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas.
    Eu encontrei uns pedais similares a esses para a minha pasteleira...em Algés!
    Esses têm alguma medida fora do comum?

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Estes pedais tem 3 particularidades, são nacionais, brancos e de tamanho médio. Se ainda conseguires arranjar alguma coisa...por favor avisa. Desde que sejam brancos e de fabrico nacional eu aceito tudo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. João Sá (joaopedrosa@live.com.pt)11 de julho de 2012 às 14:20

    Vou mandar 2 dessas pa sucata uma em mais mau estado que a outra lol uma delas tem o banco ainda original e não tá roto lol

    ResponderEliminar
  6. Boas Tardes tenho uma vilar janota de luxo com a data de 12-74 no cubo das mudanças, preciso de um selim para ela e onde moro e uma tarefa quase impossivel de realizar.
    Também tenh uma orbita m20 que só falta tratar da pintura do quadro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      Se a estrutura metálica do selim ainda se aproveitar, aconselho a ir a um estofador e tentar recuperar o mesmo.

      Abraço

      Eliminar
  7. Muitos parabéns pelo restauro!
    De facto, apenas o banco necessita de um retoque.
    Que prazer de condução que era andar nessas bicicletas Vilar!
    Já fomos um grande país no que toca à Engenharia Mecânica.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado caro amigo!
    Estou neste momento a pensar em modificar o selim. Vamos ver se fica bem.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Tenho uma vilar janota roda 20" para restauro, é azul e gostava de saber a marca da tinta ou a referência da mm original

    ResponderEliminar
  10. Viva,
    Não faço a menor ideia, limitei-me a escolher uma cor de que gosta-se.
    Obrigado

    ResponderEliminar