sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Confersil roda 14

A minha pequena colecção de bicicletas não pode crescer mais! Tinha prometido isso a mim mesmo recentemente, porque o espaço que tenho é cada vez mais exíguo. As intenções são sempre muito boas, mas, na prática,  nestes últimos dias mais duas bicicletas vieram aumentar o meu acervo.

Nas minhas pesquisas tenho-me focado principalmente nas bicicletas de criança de fabrico nacional da década de 70 e inícios de 80, época que como será compreensível, é a da minha infância/adolescência e a que recordo com certa nostalgia. Nesse sentido descobri duas bicicletas engraçadas e pouco comuns às quais não consegui resistir.
A primeira é uma Confersil de roda 14", o tema deste post, e a segunda é uma Vilar roda 12 sobre a qual me focarei na próxima semana.



A confersil que vos apresento, está, imagino eu, completamente original. Não tenho ideia sobre a data de fabrico mas presumo que será de inícios dos anos 80 por ter as características todas dos modelos fabricados na década anterior. Como não tenho a certeza disto, aproveito esta oportunidade para pedir a algum prezado leitor que possua um catálogo das bicicletas Confersil desta época, o favor de me ceder cópia do mesmo.  Desde já agradeço!



Esta interessante bicicleta está em bom estado. Quadro da Confersil sem corrosão, assim como o guarda lamas e guarda corrente.  O guiador e avanço Mayal é onde apresenta mais corrosão, apesar de não  ser peocupante. Os aros são em alumínio e estão ok, por isso, de fácil recuperação. Os pedais, incrivelmente, estão também muito bons e de fácil rejuvenescimento.  O selim é a unica peça que está pior e terá que ser estufado caso não consiga um igual.

Ahh, e esqueçi-me de referir...pneus nacionais 'Lutador' em bom estado. Óptimo!




No global esta Confersil está em muito bom estado e é minha intenção  cromar e zincar o necessário mas não vou pintar absolutamente nada a fim de preservar a cor e o autocolante vertical que está praticamente novo. Às peças pintadas vou unicamente dar uma boa limpeza. 







Sem comentários:

Enviar um comentário