quarta-feira, 7 de março de 2012

Pedais Eclair para Bicicleta de Senhora

Um par de Pedais Franceses 'Eclair' para bicicleta de senhora. Creio que são da década de 10/20 do século passado e vão ser utilizados na Peugeot


3 comentários:

  1. Qual é o processo utilizado para se 'limpar' uns pedais ou qualquer peça de metal nestas condições? Depende dos metais? Há estados impossíveis de recuperar ou desde que estejam inteiros são recuperáveis? Gostava de saber mais sobre este tema, interessa-me bastante!

    ResponderEliminar
  2. Bem, na realidade, depende do critério de cada um. Por exemplo, estes pedais, apesar de ferrugentos, não estão podres, ou seja, não tem demasiada ferrugem a ponto de o metal estar perfurado ou fragilizado. Depois de desmontados, para alguns bastaria pegar em lã de aço e esfregar até tirar a ferrugem enquanto que para outros (o meu caso), foram desmontados, polidos e niquelados porque serão para ser utilizados numa bicicleta bastante antiga.
    Eu diria que todas as peças de metal são recuperáveis, há sempre maneira de resolver o problema mesmo que as peças estejam em muito mau estado, o que é preciso é avaliar bem os custos. Será que vale a pena? Um bom chapeiro, que tenha paciência para pequenos restauros, faz-se pagar muito bem porque é preciso bastante mestria. Vejo com uma certa frequência pessoas a querer recuperar pasteleiras (porque está na moda) que noutra época estariam na sucata. Em alguns casos vai ser de certeza um negócio ruinoso ou então, para poupar, vai ficar uma boa aldrabice. Por exemplo, esta minha pasteleira, é um bom exemplo disso, acabou por ser as duas coisas, um negócio ruinoso e uma boa aldrabice.

    ResponderEliminar
  3. Coloquei um link relativo à minha pasteleira mas não funcionou. Deixo aqui...

    http://classicoslobo.blogspot.pt/search/label/Siera%20de%20luxo

    ResponderEliminar